12 passos no Autoconhecimento & Espiritualidade

Janeiro 30, 2024
Tempo de leitura estimado: 4 minutes

Dúvidas?
Não viva sem respostas.

O que são os 12 Princípios Espirituais?

As pessoas tem dificuldade em dar prioridade à sua saúde espiritual e a sua atenção afasta-se facilmente da manutenção espiritual, uma vez que as distracções da vida ocupam o seu tempo.
Os princípios espirituais de recuperação são princípios orientadores, que nos curam de dentro para fora. Uma grande parte da recuperação é o crescimento pessoal.
Compulsão, obsessão e a ansiedade estão interligadas na saúde mental.
Existem por vezes de forma persistente pensamentos, imagens e impulsos indesejados que nos impulsionam a agir…
Adicionalmente e cada vez mais, testemunhamos pessoas com estes comportamentos, vício no trabalho, na internet, compras, etc.
As pessoas ao tomarem consciência de si mesmas, podem praticar estes princípios com facilidade, e muitas vezes precisam de se lembrar que o seu objetivo, não é apenas manterem-se longe do excesso em si que as prejudica, mas antes a necessidade de melhorarem-se a si próprias.

Os 12 passos ajudam as pessoas a desenvolver uma compreensão mais profunda de si próprias.

Trabalhar num programa de recuperação de 12 passos pode ajudar nesse crescimento! Tornar-se uma pessoa melhor começa a consciência e com o auto-conhecimento. O modelo e o paradigma dos grupos de Doze Passos, Alcoólicos Anónimos com origem nos EUA na década de 1930, recorrem desde então a um programa espiritual, não-religioso, para recuperar os seus vícios.
A consciência começa por saber quais os objectivos que deseja alcançar e da pessoa que deseja ser. Assim, à medida que praticamos estes princípios, transformamo-nos nas melhores versões de nós próprios.

E estes princípios estão longe de serem exclusivos, a pessoas com adições de álcool, drogas, comida, e sexo…

Estes 12 passos são independentes a qualquer religião seja monoteísta como o judaísmo, o cristianismo ou o islamismo, ou de uma religião não-teísta como o budismo e o taoísmo, pois a espiritualidade é uma parte vital da sua experiência na recuperação. O mesmo se aplica às pessoas que se enquadram numa linha de pensamento agnóstica ou ateia.
Utilizar os 12 princípios espirituais de restabelecimento, seguindo os 12 passos e a orientação de outros que conseguiram estabelecer e manter um estilo de vida consciente, é o caminho para o equilibrio.

Como os 12 passos podem contribuir a encontrar a paz e aceitação.

O movimento dos doze passos fornece um modelo de um sistema espiritual
que funciona, ajudando as pessoas a transformarem-se de forma prática e inequívoca.
Também estimula a exploração espiritual, isto é encontrar uma forma de acreditar em algo maior e poderoso a si próprio, sendo os mesmos que decidem qual será esse poder…
Para os que não foram criados numa tradição de fé ou que não podem aceitar a tradição em que foram criados, este passo pode exigir uma descoberta de outras tradições, numa procura de sabedoria e conhecimento de Deus.
Sendo portanto um programa Espiritual e não Religioso.

Os 12 passos ajudam as pessoas a irem ao encontro de apoio e de uma comunidade, podendo ser essencial na recuperação da depressão e da ansiedade.

O movimento dos doze passos ensina sobre como nos podemos libertar de formas viciadas de ser, colocando em contacto com outras pessoas com o mesmo problema para aprender com outros sistemas de fé num modelo de igualdade, abertura e diálogo.
Os 12 princípios espirituais da recuperação são os seguintes: aceitação, esperança, fé, coragem, honestidade, paciência, humildade, vontade, amor fraterno, integridade, auto-disciplina e serviço.

Blog

Últimos artigos sobre sessões online de Tarot, Mediunidade, Astrologia e Cura.
Como funciona?